Vagas de estacionamento são cobertas com painéis de captação de energia solar em Vitória

Vagas de estacionamento são cobertas com painéis de captação de energia solar em Vitória

A medida, que vai possibilitar a geração de energia elétrica e, ao mesmo tempo, garantir sombra para os veículos, começa a funcionar em julho, segundo a prefeitura.

Vagas de estacionamento da Enseada do Suá, em Vitória, estão sendo cobertas com placas de captação de energia solar. A medida, que vai possibilitar a geração de energia elétrica e, ao mesmo tempo, garantir sombra para os veículos parados no local, começa a funcionar em julho, segundo a prefeitura.

Ao todo, serão 540 painéis. Juntos, eles têm capacidade de gerar uma quantidade de energia equivalente ao que seria preciso para abastecer cem casas pequenas.

Mas o município pretende aumentar a quantidade de painéis depois de analisar os resultados dessa experiência.

“O que estamos fazendo aqui é a primeira experiência brasileira em termos de geração de energia para a iluminação pública. É uma pequena usina que vai gerar energia que vai para a rede da EDP e será abatida da conta de iluminação pública que a prefeitura recebe”, explicou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura da capital, Tyago Hoffmann.

A energia gerada pelos painéis solares é enviada para transformadores, que mandam para a rede pública, como os postes. Segundo o secretário, além da prefeitura, a população também sai ganhando.

“Quando diminuiu a conta de energia da prefeitura de Vitória, permite que sobre dinheiro. E esse dinheiro a prefeitura vai investir em melhorias na iluminação pública nos bairros da cidade”, explicou.

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/vagas-de-estacionamento-sao-cobertas-com-paineis-de-captacao-de-energia-solar-em-vitoria.ghtml Acesso em 15/06/2018