Van movida a energia solar faz exibições de cinema no interior do Piauí

Van movida a energia solar faz exibições de cinema no interior do Piauí

Comunidades rurais de São João do Piauí participaram do Cinesolar, projeto que promove exibições e oficinas de cinema. Curtas e filmes especiais fizeram parte da programação.

Moradores de três comunidades rurais no interior do Piauí participaram neste fim de semana de sessões especiais de cinema. As apresentações de filmes fazem parte do projeto Cinesolar, que utiliza energia limpa e renovável para exibições a partir de uma van equipada com placas solares. As comunidades no município de São João do Piauí receberam as exibições de filmes e também oficinas voltadas para audiovisual.
As comunidades Quilombola Malhada, Saco Curtume e Assentamento Marrecas foram parte da iniciativa com as oficinas de cinema e exibição de filmes. Todas as sessões tiveram exibições gratuitas a partir da van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo carrega ainda um telão de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.
No Piauí as exibições aconteceram perto de escolas e praças que também abrigaram as oficinas de audiovisual. Nas oficinas, que aconteceram no período da tarde, além de participarem de uma introdução ao audiovisual, as crianças produziram um curta-metragem, exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.
Nas exibições de cinema também aconteceram as exposições tecnológicas sustentáveis com infográficos e monitores mostrando como funciona o carro e informações sobre os princípios básicos da energia solar como a transformação em energia elétrica.
FONTE: G1 PI